Páginas

Missão

Valorizando a diversidade étnico racial no Colégio Municipal Pelotense
Professoras resposáveis: Ana Lúcia Borges, Maria Graciane Pereira e Maritza Freitas

“Ninguém nasce odiando a outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, se podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar”  Nelson Mandela

Apesar de a população negra constituir grande parte da sociedade brasileira, somente a partir da Lei nº 10.639 de 2003 que tornou obrigatória o ensino da História da África e dos afro-brasilieiros no Ensino Fundamental e Médio, as escolas ampliaram a reflexão e discussão sobre o papel e a posição do negro em nossa sociedade.          
   Há necessidade de conscientizar acerca das práticas e representações que configuram o racismo, apresentando aos alunos a verdadeira história e tradição do povo negro no Brasil, de maneira  íntegra, sem estereótipos que distorcem e não retratam fielmente a trajetória dos descendentes de africanos, sem mensagens subliminares que consolidam uma sociedade racista e excludente.
   

     Diante disso surge o NEABI – Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas -  do Colégio Municipal Pelotense, visando subsidiar professores a trabalhar em conformidade com a lei e também elevar a autoestima do aluno negro, sua percepção e atuação sobre si mesmo e seu lugar no mundo.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário