Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

1ª MOSTRA DE TRABALHOS AFRICANIDADES

1ª Mostra de Trabalhos Escolares Africanidades
Novembro de 2012


  A 1ª Mostra de Trabalhos Escolares — Africanidades da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), que antecede a abertura oficial da Semana da Consciência Negra, foi oficialmente inaugurada, às 9h30 de hoje (13), no auditório e nas dependências do órgão, pela titular da pasta, Mariluce dos Santos Kurz Vieira. Exposições pelos corredores e apresentações de dança e música, além de vídeos produzidos pelos próprios alunos da rede municipal de ensino, fizeram parte da programação matutina do evento, que se estenderá até às 16h, quando ocorrerá o encerramento com apreciação das obras.

         Na sequência do discurso de Mariluce, que enfatizou o objetivo de inclusão e da formação da consciência de igualdade social, o superintendente da Supervisão de Ensino da Smed, Cássio Furtado, destacou a relevância de valorizar e vivenciar o multiculturalismo, resultado de gerações, histórias e hábitos mantidos. “Não somente quando convém. Não só quando exige a lei, mas todos os dias, no cotidiano das escolas com quase 30 mil estudantes”, ressalvou o gestor.

         Vice-presidente do Conselho para Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas, o professor Fábio dos Santos Gonçalves, em pronunciamento na cerimônia desta terça-feira, cumprimentou todos os gestores públicos, envolvidos no fomento à instauração do respeito à diversidade. “Percebemos, nos olhinhos dessas crianças e dos professores, aqui presentes, a renovação da esperança”, salientou.

         Segundo a liderança da comunidade negra, os educandos são, atualmente, estimulados à busca pela equidade para lidar com as diferenças sem qualquer preconceito. “Estamos no princípio da desconstrução do conceito milenar, equivocado, de que uma etnia se sobrepõe a outras”, constata o educador. Após a fala de Gonçalves, a secretária de Educação e Desporto anunciou a presença do chefe do Executivo pelotense na mostra para contemplar as produções dos alunos.


1ª MOSTRA DE TRABALHOS ESCOLARES — AFRICANIDADES (Smed)

MANHÃ

• ABERTURA (9h30): Presenças e pronunciamentos da secretária de Educação e Desporto, Mariluce dos Santos Kurz Vieira; do superintendente da Supervisão de Ensino da Smed, Cássio Furtado; da gerente de Projetos da Smed, Fernando Carneiro; da supervisora de História da Smed, Rosa Maria Morales; do vice-presidente, professor Fábio dos Santos Gonçalves, e do membro titular da Prefeitura, professor Aires Ortiz Carvalho, do Conselho para Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas.

• APRESENTAÇÃO DE VÍDEO (9h50): Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Wilson Muller.

• PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA LUIZ BRAILLE (10h): Sob a coordenação da professora Ângela, criações acerca do livro “O Cabelo de Lelê”, de autoria de Valéria de Belém.

• DANÇA NOS ESTILOS DE SAMBA E ESTILO LIVRE (10h10): Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ferreira Vianna.

• “CONTAÇÃO” DE HISTÓRIA (10h20): Colégio Municipal Pelotense — professora Graciane Pereira.




TARDE

• ABERTURA (15h)

• APRESENTAÇÃO DE BATUQUE (15h10): Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Affonso Vizeu — professor Dilermando Freitas.

• PROJETO SAMBA E PAGODE (15h20): Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mariana Eufrásia — professora Daniela.

• DANÇA AFRO (15h30): Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora do Carmo — professora Tatiana.

• ENCERRAMENTO (16h): visitação à mostra.

Fonte: SMED – Prefeitura de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário